O que são Obras de Artes Especiais?
Obras de artes especiais são construções com projetos específicos para cada situação em particular. Os exemplos mais comuns são: pontes, viadutos, passarelas e túneis.
Antigamente eram construídos por artistas dotados de muito bom senso e intuição estética, por isso eram considerados obras de arte. Dessa forma o termo perpetuou-se até hoje.
Inicialmente essas estruturas podem parecer um monte de concreto, pedra e ferro organizados com base em cálculos matemáticos. Bem, digamos que é um pouco mais que isso. Para que um projeto de uma ponte ou viaduto por exemplo, seja eficiente, é preciso observar os seguintes pontos importantes:
- Funcionalidade – Uma ponte ou um viaduto não são apenas atalhos de acesso ao outro lado. É preciso uma análise detalhada das necessidades estruturais, locais e de tráfego.
Seu tabuleiro precisa atender aos padrões das vias de acesso, respeitando a segurança, velocidade, conforto, capacidade do tráfego, alinhamento vertical e horizontal, sistemas de drenagem e iluminação.
Outro ponto de extrema importância é quando há o tráfego paralelo ou transversal de pedestres. A construção de passarelas também precisará de rigorosa análise com os mesmos critérios.
- Economia – O cálculo mais comum do custo de uma ponte ou de um viaduto é a soma do seu valor inicial ao gastos de manutenção, e depois diluído ao longo da vida útil da obra. Porém o orçamento do projeto não deve ser definido apenas pela conveniência de gastar mais ou menos, e sim por um levantamento de custo x benefício adequado. Esse sem dúvida é o maior inconveniente desse tipo de obra e por tanto deve ser estimado com cuidado.
- Eficiência Estrutural – A eficiência da estrutura é importante não só pela segurança de se manter em pé. Mas também em outros aspectos como na: performance (tendo um bom desempenho), na manutenção (evitando altos custos com reparos e a interrupção do tráfego), e o tempo de vida útil.
- Estética – Apesar de ser muito difícil definir valores estéticos, é muito importante que o projeto esteja em sintonia com a localidade, o meio ambiente e a cultura local. Dessa forma uma boa aparência pode minimizar o impacto visual e ambiental que essas massas de concreto e ferro causam.
Claro que essas construções variam de pequenas a enormes estruturas, mas algumas acabam tornando-se monumentos e referências turísticas. Ou nos piores casos, um exemplo clássico de mau gosto.Veja algumas de nossas Obras de Arte Especiais.
Construção de Ponte sobre Rio em Curicica RJ
Construção de Ponte Pavimentada com CBUQ – RJ