Olá! Seja muito bem vindo ao Portfolio de obras da Resitec Construções.
Concreto Projetado em Estacionamento é a técnica perfeita para obras como essa da rua Soares Cabral no Rio de Janeiro.
O talude é de inclinação suave e altura média, porém com alguns deslizamentos superficiais de terra, cascalhos e pedras. Por tanto o topo foi aplanado e a superfície terrosa compactada. Outro grande problema era nos períodos de fortes chuvas, todo o pátio recebia um grande volume de água cheia de detritos vindo da mata. A solução então foi construir uma canaleta de drenagem em concreto armado que agora recolhe as águas pluviais (chuvas) e direciona ao sistema de coleta.
Na face da encosta o concreto foi projetado manualmente sobre a malha, impedindo maior infiltração das águas no solo e consequentemente a erosão. Em áreas de grande extensão de concreto sempre que possível é importante preservar o paisagismo. As árvores foram mantidas, protegidas por canteiros que permitem a absorção controlada de água.
Nessa técnica foi aplicada a superfície da encosta uma tela de aço TELCON Q 137. Ela é fixada por grampos (barras de aço com diâmetro de 25mm) instalados em furos feitos no talude. Esses furos são preenchidos com uma calda de cimento (mistura de água e cimento) que melhora a ancoragem. Como o solo tem camadas mais resistentes conforme sua profundidade, os grampos então unem a camada superficial mais suscetível a deslizamentos a essas mais profundas.
Esses grampos de aço são elementos menores e mais simples de se fixar e sem a necessidade de tensionamento. Diferente por exemplo das estruturas atirantadas. Elas tem uma ancoragem de em média 12 metros de profundidade. Sendo 7 metros ancorados dentro da encosta, e mais 5 metros de trecho livre (distância entre o talude e o muro). E ainda necessitam de um pré-tensionamento do tirante para o travamento total.
Por isso essa técnica é muito usada em obras de baixo custo de execução.
Concreto Projetado em Estacionamento na Rua Soares Cabral-RJ
Imagens da obra em andamento e concluída:
Clique aqui e saiba mais a respeito em nosso artigo sobre contenções de encostas!
Baixe o Manual Técnico de Encostas da Fundação GEO-RIO
Se você tem algum projeto ou problema do tipo, entre em contato conosco, estamos a sua disposição.