Contenção de Encosta em autoestrada.
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Contenção de Encosta em autoestrada – Em abril de 2022, chuvas intensas afetaram nossa cidade, resultando em acidentes significativos devido ao escorregamento de solo e queda de vegetação. A situação se agravou quando blocos de rochas atingiram a pista de rolamento e obstruíram canaletas, comprometendo a segurança da via.
Diante dessa urgência, nossa equipe foi mobilizada para realizar uma obra de contenção de encosta essencial para restabelecer as condições de segurança e garantir a estabilidade do local. O projeto incluiu intervenções técnicas precisas e rigorosas, visando prevenir novos deslizamentos e proteger os usuários da via.
Características da Obra
Foi identificada as áreas críticas Mapeamento das áreas mais afetadas pelo escorregamento de solo e queda de rochas.
Foi realizada a remoção dos blocos de rochas e vegetação que obstruíam a pista e as canaletas.
Implementação de técnicas de estabilização do solo para prevenir futuros deslizamentos, incluindo o uso de materiais específicos e reforços estruturais.
Construção de Estruturas de contenção: duas Cortinas Atirantadas em concreto armado no topo do talude, complementada pela utilização da técnica de solo grampeado revestido em concreto, garantindo maior firmeza e estabilidade às encostas.
Construção de drenagem com a Instalação de caixas de passagem de 80 x 80 cm, canaletas estaqueadas no solo com seção de 40 x 40 cm e descida de água em degraus estaqueadas no solo com seção de 60 x 60 cm, assegurando um sistema de drenagem eficiente.
Transporte encosta acima de Aterro, a Resitec, idealizou uma solução inovadora para o transporte de aterro, com a criação de um teleférico para movimentar materiais da base da encosta até o topo.
A obra foi concluída com sucesso, proporcionando segurança e tranquilidade para os moradores e usuários da via. Nosso compromisso com a qualidade e a segurança é refletido em cada etapa do projeto, garantindo que medidas preventivas sejam continuamente monitoradas e mantidas.
Essa intervenção é mais um exemplo do nosso empenho em zelar pela infraestrutura da cidade e pela segurança de todos. Continuaremos a trabalhar com dedicação para enfrentar desafios como este, sempre buscando soluções eficazes e duradouras.
Perfuração dos tirantes da cortina ancorada
Utilização de uma máquina de perfuração robusta para perfurar o solo/rocha e instalar os Tirantes da Cortina Atirantada em concreto armado.
Protensão dos tirantes da cortina atirantada: neste procedimento visamos ensaiar os tirantes para testar a capacidade de carga e a sua integridade. O objetivo principal é garantir que os tirantes suportem as cargas previstas no projeto e funcionem corretamente. O ensaio envolve a aplicação de cargas controladas e a medição dos deslocamentos dos tirantes. Os resultados ajudam a validar o projeto e a execução, assegurando a estabilidade da cortina ancorada. Este ensaio é crucial para a segurança e eficácia de obras de contenção em taludes com inclinação acentuada ou em escavações profundas.
Aterro compactado no tardoz da cortina atirantada:
Técnica utilizada para preencher e estabilizar o solo atrás de estruturas de contenção. Este processo envolve a colocação de camadas de solo ou material granular, que são compactadas a maço sistematicamente para alcançar a densidade e resistência desejadas. A compactação adequada do aterro é crucial para evitar adensamentos diferenciais, garantir a estabilidade da estrutura. Além disso, um aterro bem compactado contribui para a distribuição uniforme das cargas na cortina ancorada, aumentando a durabilidade e a segurança da obra.
**Nessa foto acima, detalhe da caçamba do teleférico construído para transporte de material para o topo da encosta.
Concretagem do painel da cortina ancorada, que consiste no processo de moldagem e preenchimento dos painéis da parede de contenção com concreto, garantindo a estabilidade e resistência da estrutura ancorada no solo.
Detalhe das fazes da construção das canaletas em concreto armado, fundamentais para estabilização do talude a montante das obras de contenção de encosta direcionando de forma adequada o fluxo das águas pluviais superficiais, prevenindo a erosão, a instabilidade do solo, reduzindo a pressão hidrostática sobre as estruturas mitigando novos deslizamentos de terra.
Detalhe da escavação e do preparo do terreno para receber as obras de solo grampeado com a retirada de material solto no talude.
Nas fotos acima podemos ver as obras concluídas e a faze de execução do revestimento da superfície do talude, utilizando a técnica do concreto projetado mecanicamente com alta pressão.
As principais características do concreto projetado:
- Permite a aplicação rápida em superfícies irregulares e de difícil acesso.
A alta pressão de aplicação garante excelente aderência à superfície, seja ela vertical, inclinada ou horizontal. - Diminui a necessidade de moldes e andaimes, economizando tempo e custos.
- Pode ser utilizado em diversas obras, como reforço estrutural, túneis, encostas.
- Oferece alta durabilidade e resistência mecânica, além de boa resistência à abrasão e intempéries.
* O processo utilizado foi: via seca, onde os componentes são misturados a seco e a água é adicionada no bico de projeção.
Contenção de Encosta em Autoestrada – Grajaú-Jacarepaguá – km 6 – Freguesia -RJ
Clique aqui e saiba mais a respeito em nosso artigo sobre contenções de encostas!
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