Olá! Seja muito bem vindo ao Portfolio de obras da Resitec Construções.
O problema dessa obra é que acima da residência há uma grande encosta com boa possibilidade de desmoronamentos. Isso exigiu então uma solução bem mais engenhosa. A Barreira Dinâmica Flexível em Residência, para contenção de possíveis quedas de rochas de alto volume.
Nessa técnica a barreira é capaz de flexionar ou movimentar-se junto com o volume, fazendo com que haja uma diminuição na velocidade da massa deslizada. Diferente por exemplo de uma barreira rígida que recebe de forma estática todo o impacto.
Para um projeto eficiente a equipe de engenheiros da Resitec antes de tudo calculou qual poderia ser o volume aproximado de pedras deslocado em caso de um desmoronamento. De acordo com essa estimativa foi determinada a capacidade de retenção da barreira que pode chegar até 5.000 KJ. Depois então foi instalada toda a estrutura.
A instalação normalmente é feita com as seguintes especificações técnicas:
A barreira dinâmica é composta por uma malha rombidal confeccionada em cabos de aço de alta resistência com nós de intersecção trançados e reforçados com arame de revestimento GalFan (Zn-5 Al-MM) modelo DF 200 KPa, da fabricante Maccaferri.
A fixação é feita por oito perfurações (com sonda rotativa) de nove metros cada de profundidade, e diâmetro de 100mm em rocha de boa consistência. As cordoalhas (conjunto de cabos entrelaçados) são presas a amortecedores (imagem 3), e esses fixos as alças de amarração, que são chumbadas aos furos por uma calda de cimento (mistura de cimento e água).
A capacidade de suportar a energia de impacto prevista no projeto e a proteção anticorrosiva, devem ser garantidas pelo fabricante através certificado emitido por órgão de metrologia.
Outro fator muito importante é a manutenção. A verificação da necessidade de substituição de alguma peça quebrada ou deformada, garante a integridade da estrutura.
Barreira Dinâmica Flexível em Residência – Condomínio Montes Alpha em Pedro do Rio, Petrópolis-RJ
Imagens da obra em andamento e concluída:
Clique aqui e saiba mais a respeito em nosso artigo sobre contenções de encostas!
Baixe o Manual Técnico de Encostas da Fundação GEO-RIO
Se você tem algum projeto ou problema do tipo, entre em contato conosco, estamos a sua disposição.