Olá! Seja muito bem vindo ao Portfolio de obras da Resitec Construções.
Nessa obra foi feita uma Reconstrução do Muro de Canalização, ou seja, a recomposição do muro de contenção nas encostas do rio Quitungo permitindo o fluxo das águas sem o risco de corrosões, deslizamentos e assoreamentos.
A solução indicada foi a Cortina Atirantada com Drenagem é uma solução bem tradicional. Muito empregada por ser aplicável em cortes, em aterros e também após deslizamentos de terra onde não é mais possível o retaludamento (corte com inclinação adequada da encosta) e sem a possibilidade de construção de uma base larga o suficiente para evitar o tombamento. Trata-se de uma estrutura em concreto armado com inclinação vertical (90º) e ancorada com tirantes.
Na obra abaixo executada para Geo Rio, na encosta as fundos da Rua Senador Pompeu no final da Ladeira Pedro Antônio, junto ao Observatório do Valongo – Centro do Rio de Janeiro. Além das ancoragens utilizou-se na fundação estacas raiz.
Esta ancoragem é composta basicamente pelas seguintes partes:
- Cabeça: extremidade que fica fora do terreno. É a parte que suporta toda a estrutura responsável por conter a massa a ser estabilizada.
- Trecho ancorado: é a outra extremidade interna, que transmite ao terreno a carga de tração. É composto pela barra envolvida por calda de cimento injetada.
- Trecho livre: é o trecho intermediário, que transmite as cargas de tração entre a cabeça e o trecho ancorado.
As estacas raiz tem diâmetro de 8” e foram moldadas no próprio local. Sua perfuração no terreno foi através de uma sonda rotativa. Feita no sentido vertical por tubos de revestimento com uma coroa de perfuração na sua extremidade.
Após a perfuração a armadura é inserida, seguido da retirada gradual do tubo de revestimento.
A concretagem da estaca é feita com argamassa de cimento, areia e aditivos.
Dessa forma todos os problemas da estrutura foram resolvidos não correndo mais nenhum tipo de risco.
A Resitec tem executado este tipo de obra para diversos órgãos da prefeitura e clientes particulares, pois esta estrutura esbelta, não necessita de grandes movimentos de terra (escavações e aterros), tem uma fundação simples e de geometria de fácil adaptação as condições dos taludes.
Reconstrução do Muro de Canalização do Rio Quitungo – Brás de Pina – RJ – Rio Águas.
Imagens da obra em andamento e concluída:
Clique aqui e saiba mais a respeito em nosso artigo sobre contenções de encostas!
Baixe o Manual Técnico de Encostas da Fundação GEO-RIO
Se você tem algum projeto ou problema do tipo, entre em contato conosco, estamos a sua disposição.